“Implementação e viabilidade de tecnologia assistiva mioelétrica na Associação Flávia Cristina (Londrina-PR) e em outras instituições correlatas no estado do Paraná”
Aprovação do CEP-UEL:
CAAE: 55850722.2.0000.5231
Parecer da aprovação: 5.363.242
Situação: ativo
Artigo apresentado no IBERDISCAP 2023. Arquivos disponívels para download no documento.
Participante com lesão medular cervical, sem contrações voluntárias em ambas as mãos. Condição que impossibilita pegar um objeto (como a garrafa do vídeo) com uma mão. Com o uso da interface músculo-máquina, registrando o sinal eletromiográfico (não invasivo) do ombro, ativa-se a garra robótica, permitindo a preensão da garrafa.
Desenvolvimento 3D da garra robótica realizado por Carl (RubisTechnologies) .
Dezembro de 2022.
Interface neural que pemite a modulação da medula cervical a partir de um módulo de estimulação elétrica transcutânea (tSCS) através de um sistema de captação de eletromiografia de superfície (EMG).
#pracegover: o vídeo mostra um homem vestindo uma camiseta cinza, calça jeans e tenis preto. Em sua mão direta o dispositivo NItSCS está envolvendo seu antebraço. Ele está dentro de um laboratório de engenharia neural de reabilitação. Atrás dele há uma imagem de um cérebro e acima dele a logo do laboratório. O usuário realiza dois testes comparativos, dois vídeos um ao lado do outro, o esqueda com o NItSCS desligado e o da direita com o NItSCS ligado. No primeiro teste de caminhada, com o o NItSCS desligado, o usuário se levanta de uma cadeira, caminha uma distância de 3 metros, dá uma volta ao redor de uma lata e volta os primeiros 3 metros e se senta novamente, levando um tempo de 18 segundos. Já com o NItSCS ligado, gasta 18 segundos fazendo o mesmo percurso. No segundo teste comparativo, o de sentar e levantar da cadeira em 30 segundos, o mesmo usário inicia o teste sentado, fica em pé, e em seguida volta a se sentar. Com o NItSCS deslgiado, ele realiza a manobra 9 vezes. Já com NItSCS ligado, faz 12 manobras.
Fevereiro de 2025.
Apresentação de trabalho de conclusão de residência em fisioterapia neurofuncional (adulto) da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo desse estudo foi avaliar o sistema de aplicação e uso da Interface Neural não invasiva do sistema nervoso periférico com estimulação elétrica medular (NItSCS) como método de neurotecnologia assistiva para um usuário da NItSCS com lesão medular completa.
Apresentadora: Denise Ribeiro
Fevereiro de 2025
Apresentação do Trabalho de Conclusão de Residência em Reabilitação Física - Fisioterapia Neurológica. Angélica Yumi Sambe
Dezembro de 2024
Apresentação do trabalho OPEN SOURCE WEARABLE NEURO-ORTHESS FOR HAND OPENING IN POST-STROKE PERSON: TECHNICAL REPORT no IX Simpósio de Neuroengenharia.
Novembro de 2023
Apresentação do trabalho SPASTIC AND VOLUNTARY MOVEMENTS ARE SIGNIFICANTLY DIFFERENT IN SEMGTIME-FREQUENCY ANALYSIS no IX Simpósio de Neuroengenharia.
Outubro de 2023